segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Casais soro discordantes – Contar ou não contar?

Ter sua condição sorológica em sigilo é um direito garantido às pessoas que vivem com o vírus HIV, ou seja, ninguém pode obrigá-las a contar isso. Cabe a elas decidirem se irão contar ou não.
                Quando iniciamos um relacionamento, sempre pensamos no tempo que esta relação poderá durar.  Ao longo do tempo, temos a oportunidade de conhecer mais a fundo o novo parceiro, descobrindo seus defeitos e qualidades. Somente assim, saberemos se esta nova relação tem chances de ser duradoura ou não.
                Graças à evolução da ciência, hoje, a vida de uma pessoa soropositiva é completamente normal. O uso correto da medicação e do preservativo em todas as relações sexuais é crucial para levar uma vida sem maiores problemas, possibilitando ao portador manter uma vida sexual normal, sendo seu parceiro soropositivo ou não.
                Entretanto, o estigma e o preconceito existente em torno do HIV, consequências da falta de informação, ainda estão muito presentes em nossa sociedade e são estes fatores que levam o portador a acreditar que teve sua vida pessoal, profissional e, principalmente, sua vida sexual condenada.
                O medo de ser rejeitado faz com que grande parte dos soropositivos enfrente um verdadeiro dilema: contar ou não ao parceiro sobre sua condição sorológica?  A resposta para esta pergunta é singular, ou seja, cada caso é um caso. O mais importante é analisar sua situação e pensar bastante antes de tomar qualquer decisão. Porém, algumas dicas podem ajudá-los a chegar a uma conclusão.
Conhecer a fundo seu parceiro ajuda muito na hora de tomar esta decisão. Quanto mais informado ele for, melhor será. A informação é a principal arma contra o pré-conceito, ou seja, se você se relaciona com uma pessoa que tem o hábito de se informar e procura se atualizar, maiores são as chances desta pessoa aceitar sua condição. 
                Informar o seu parceiro sobre sua sorologia no início do relacionamento pode não ser uma boa ideia. O mesmo pode não aceitar e por um ponto final no relacionamento. Como você não o conhece suficientemente para saber se ele é uma pessoa confiável ou não, você poderá ser alvo de críticas e fofocas.
Por outro lado, existem aqueles que acreditam que, se você demorar muito a contar, seu parceiro poderá ficar chateado, acreditando que você não confia nele para contar um assunto tão íntimo. Porém, tudo é questão de diálogo. Você pode explicar seus sentimentos demonstrando seu medo em relação à aceitação. Evidencie sua preocupação fazendo o possível para impedir a transmissão da doença. Deixe claro que o uso da camisinha sempre foi um hábito e você jamais permitiria uma relação sem o uso da mesma.
                Mas você há de convir que dar esta notícia não é uma tarefa fácil. Imagine recebê-la! Por mais informado que seu parceiro seja, é natural que ele fique sem jeito ao receber essa notícia. Cabe a você mostrar que uma relação soro discordante pode ser segura, se as medidas de proteção forem levadas a sério. Ter HIV não quer dizer que você tenha AIDS. Explique sobre seus exames, controle médico e medicamentos. Contar sobre seu estado clínico também é muito válido neste caso.
                Infectar alguém intencionalmente, além de desumano, é crime e dá cadeia! Então, se por ventura o preservativo furar e seu parceiro ainda não tiver conhecimento sobre sua sorologia, acredito que o mais inteligente a se fazer seja contar sobre a sua situação e acompanhá-lo até uma unidade de saúde e solicitar a profilaxia pós-exposição que está disponível na rede pública de saúde e é indicada nos casos que há o rompimento do preservativo e um dos parceiros é sabidamente positivo. Assim, ficará claro que você zelou pela saúde de seu parceiro e não terá que se preocupar ou sentir-se culpado, caso ele seja infectado.
                Com responsabilidade e alguns cuidados, você pode optar a não contar e estará em seu direito. Mas vale lembrar que, quando estamos em uma relação séria onde há amor e carinho, é normal querer dividir com o parceiro coisas íntimas, então uma hora você terá de contar, pois não dá para viver com alguém escondendo este fato por muito tempo, não é mesmo?
                De certa forma, a infecção por HIV, está ligada à vida sexual. Quando uma pessoa conta para outra que está infectada, ela está abrindo sua intimidade e isso gera curiosidades. A pessoa irá querer saber detalhes de como aconteceu à transmissão do vírus, o que acaba sendo uma invasão na privacidade do soropositivo. Por isso, é necessário que o portador sinta-se preparado para falar sobre este assunto. E, quando o fizer, faça sem medo de ser julgado. Seja sincero e passe o máximo de confiança. Procure sempre viver uma relação sadia, respeitando seu parceiro e zelando pela saúde de ambos.

Fonte @soropositivo

Uruguai: Casal se prepara para realizar o primeiro casamento gay no país

Uruguai: Casal se prepara para realizar o primeiro casamento gay no país
A medida que permite o casamento entre homossexuais foi aprovada no Uruguai, pela Câmara dos Deputados, no dia 10 de abril. Logo depois, em maio, o presidente José Mujica assinou a aprovação da lei.
 
Agora, o primeiro casal gay a se casar no país se prepara para dar início a uma série de cerimônias que estão por vir. Juntos há 14 anos, Sergio Miranda e Rodrigo Borda assinaram nesta segunda feira os primeiros documentos no Registro Civil uruguaio para oficializar a união. 
 
Os dois pretendem se casar em setembro, mês em que é comemorado a Diversidade Sexual no país.
 
Em entrevista à imprensa local, Miranda afirmou que "é um dia de muita alegria, emoção e responsabilidade" e disse ainda que o Uruguai está dando ao mundo "um sinal de que todos somos iguais, em um momento em que em outros países há leis que oprimem e perseguem os homossexuais". 
 
O parceiro, Rodrigo Borda, também fez questão de ressaltar que, apesar do passo importante, ainda há muito a se fazer pela comunidade LGBT uruguaia, principalmente no que se diz respeito aos transexuais, que ainda sofrem grande preconceito no país.  

Fonte @acapa

Nitzan Horowitz: Parlamentar quer ser 1º prefeito gay do Oriente Médio


Nitzan Horowitz: Parlamentar quer ser 1º prefeito gay do Oriente Médio
Aos 48 anos, Nitzan Horowitz concorre em outubro ao cargo de prefeito da cidade de Tel Aviv, em Israel. Se eleito, o parlamentar se tornará o primeiro político gay, assumido, do Oriente Médio.
 
Em entrevista à Folha, Horowitz falou sobre a fama de Tel Aviv, considerada um porto seguro aos homossexuais, com comércio e praias bombadíssimos pelo público LGBT, mas que enfrenta a crítica de ativistas locais. Muitos afirmam que tudo não passa de um “marketing falso” para valorizar as liberdades civis de gays no país e desviar o foco da ocupação dos territórios palestinos.
 
"É verdade que temos problemas. É uma situação muito injusta, e você não pode usar uma questão para camuflar outra. Mas é verdade também que os gays vivem melhor aqui do que no restante da região”, pondera o político.
 
Apesar de afirmar que gays vivem melhor em Tel Aviv, Horowitz admite que ainda há muito por se fazer pela população LGBT. "Os gays ainda enfrentam desigualdade em questões como casamento, constituição de família e adoção de crianças. Há muita homofobia e humilhação”, afirma. 
 
Nas pesquisas, o parlamentar, que representa o partido de esquerda Meretz, está com 26% das intenções de voto. Se conseguir driblar o preconceito do restante da população, Horowitz pode vencer o atual prefeito, Ron Huldai (Partido Trabalhista), que lidera a pesquisa com 53% dos votos.

Fonte @acapa

De volta ao armário! Pressionado pelo pai, Felix pedirá de joelhos para Edith voltar

De volta ao armário! Pressionado pelo pai, Felix pedirá de joelhos para Edith voltar
A ganância de Felix (Mateus Solano) e a homofobia velada de seu pai, César (Antonio Fagundes), serão responsáveis pela volta ao armário do vilão de “Amor à Vida”. Depois de ser desmascarado por sua mulher Edith (Bárbara Paz), Felix recebe apoio apenas da irmã Paloma (Paola Oliveira) e da mãe Pilar (Susana Vieira).
 
Já César ameaça o filho e manda ele reatar imediatamente o casamento ou arranjar outra mulher. Caso contrário, o cargo de diretor do Hospital San Magno não será mais dele, assim como sua herança. 
 
Sem pensar duas vezes, Felix se rende à pressão e começa sua saga em reconquistar Edith, chegando na loja da estilista com um buquê de flores. "Volta para mim! Eu imploro!", pede o vilão de joelhos. 
 
Sabendo que Felix só está tomando tais atitudes por causa do pai, Edith resolve explorar o ex-marido e pede pra ele a levar em uma joalheria. Lá, a estilista escolhe o par de brincos mais caro. “Primeiro eu preciso ligar pros meus advogados pra prepararem o meu pedido de falência. Você vai me quebrar, criatura”, diz Felix antes de pagar a jóia. 
 
Ainda sem aceitar reatar o casamento, Felix faz um novo pedido. “Pelo  menos me acompanha no casamento da Nicole. Faz isso pela felicidade do papai”, pede o vilão. Edith aceita, mas, antes, pede mais um presente: uma pulseira para combinar com os brincos caríssimos. 
 
Esta cena, com o começo da volta ao armário de Felix, vai ao ar na quinta-feira, dia 07.

Fonte @acapa

Ator de James Bond revela que é gay e muito bem casado

Ator de James Bond revela que é gay e muito bem casado
O ator britânico Ben Whishaw resolveu sair do armário. Atravez de um comunicado enviado por seu representante em Hollywood, Ben afirmou que é gay e está casado.
O ator interpretou o agente Q, nerd parceiro de James Bond no filme “007 Operação Skyfall”.
“Ben nunca escondeu sua sexualidade, mas como muito atores ele prefere não discutir sobre sua família ou sua vida fora do trabalho. Devido às especulações, eu posso confirmar que Ben e Mark se casaram no civil em agosto de 2012″, disse o representante do ator.
Ben e Mark Bradshaw, um compositor australiano, oficializaram a união em Sydney.
O casal se conheceu em 2009, nas gravações de “Bright Star”, no qual o ator era o personagem principal e o compositor foi o responsável pela trilha sonora.
“Eles estão muito orgulhosos de terem feito isso e estão felizes”, acrescentou o representante.
Ben é considerado um dos grandes atores da sua geração e está fazendo uma transição de sucesso do teatro, onde chegou a interpretar Hamlet, para a televisão e o cinema. 
Fonte @acapa

Livro que afirma que a Igreja Católica já realizou o casamento gay no passado será reeditado

Livro que afirma que a Igreja Católica já realizou o casamento gay no passado será reeditado
A polêmica entre o casamento gay e a Igreja Católica volta à tona com relançamento do livro "Uniões do mesmo sexo na Europa pré-moderna".
A obra do historiador John Boswell foi publicada originalmente há 20 anos e está sendo reeditada na versão e-book.
A publicação afirma que a Igreja Católica já realizou o casamento entre gays no passado. 

John Boswell era um estudioso do cristianismo da Universidade de Yale, nos EUA, e passou praticamente a vida acadêmica inteira reunindo dezenas de casos documentados de dois homens unidos oficialmente pela Igreja Católica.
Os rituais descritos no livro de Boswell datam dos primeiros séculos depois de Cristo. A obra também revela que a proibição do casamento gay só surgiu na Idade Média, para garantir a procriação. 

Os textos descrevem cerimônias parecidas com as de matrimônios heterossexuais, com orações, gestos simbólicos, beijo, comunhão, além de uma festa após o enlace. 

A teoria de Boswell ainda é fruto de criticas. Alguns especialistas garantem que os rituais escritos serviam apenas para selar sociedades, interesses financeiros, e que nada tinham a ver com uma relação amorosa.
O autor morreu vítima da AIDS em 1994, um ano depois do lançamento do livro. 
Fonte @acapa

Multiplica! Ex-BBB Jonas Sulzbach desfila de cueca e gravatinha; vem ver!

Não é a toa que de todos os ex-BBBs, Jonas Sulzbach é o único que não esquecemos. Quem não se lembra da sua famosa sex tape em que o gato mostra todos os seus “dotes”? Inesquecível!
 
Fora isso, o gato vive por aí em desfiles e ensaios em que o seu corpo é o grande destaque. Desta vez, não foi diferente. Jonas participou de uma feira de moda íntima, a Fevest, e arrasou usando apenas uma cueca e uma gravatinha.
 
Confira as fotos abaixo!
 
Fonte @acapa

Manoel Carlos fala sobre casal formado por Alinne Morais e Giovanna Antonelli na próxima novela

Manoel Carlos fala sobre casal formado por Alinne Morais e Giovanna Antonelli na próxima novela
Os gays continuarão representados no horário nobre da Globo na próxima novela das 21h da emissora.
A trama, escrita por Manoel Carlos, terá um casal lésbico formado por Giovanna Antonelli e Alinne Morais.
"Giovanna será Clara, uma dona de casa comum, com uma vidinha doméstica entediante, que descobre o amor numa outra mulher. Inicialmente muito assustada, vai aos poucos se deixando levar", conta Manoel Carlos em entrevista à coluna "Gente Boa", do jornal "O Globo".
O autor acredita que personagens lésbicos sofrem mais preconceito do que os gays. "Me parece que o preconceito é mais severo e comum quando se trata de mulheres homossexuais. Eu não acompanho as novelas. Mal tenho tempo de seguir as minhas. Sei que existem gays em muitas delas, mas desconheço o tratamento que recebem dos autores. E é nisso que reside a diferença".
Manoel causou polêmica em 1997 ao escrever um personagem bissexual em "Por Amor". Vivido pelo ator Odilon Wagner,  o personagem era casado, pai, e começou a sentir atração por uma garotão da praia.
"Houve certa reação, cenas foram cortadas e suavizadas, mas por determinação da própria TV Globo. Só não sei se ela atendia a uma recomendação de Brasília. Em 'Mulheres Apaixonadas (2003) criei uma estudante de 18 anos que mantinha relação com uma colega da mesma idade'", esclarece Maneco, relembrando o casal formado por Clara (Alinne Morais) e Rafaela (Paula Picareli).
O autor também fala sobre um possível beijo gay entre as personagens da sua próxima novela.
"O beijo é uma consequência natural de qualquer relação de amor, seja ela qual for. Não vejo nenhuma diferença. E se a relação entre Clara e Marina caminhar nesse sentido, colocarei um beijo entre elas. Em 'Mulheres apaixonadas' fiz com que os dois personagens (Clara e Rafaela) interpretassem na festa de fim de ano da escola em que estudavam uma cena de Romeu e Julieta. Uma delas representava o Romeu. O beijo foi gravado e aconteceu na novela das oito".
Fonte @acapa

Drag queen costura a própria boca em vídeo em protesto contra a homofobia na Rússia; assista

Drag queen costura a própria boca em vídeo em protesto contra a homofobia na Rússia; assista
A drag queen Barbie Breakout normalmente produz vídeos tutorais na internet com dicas de maquiagem.
Mas, dessa vez, ela resolver protestar contra a homofobia na Rússia, onde qualquer tipo de manifestação ou propaganda gay sofrem punição.
Barbie, em silêncio , vai passando uma agulha com uma linha entre seu lábio inferior e o superior, até que a boca fique completamente costurada.
Em seguida, vem a chamada em off: "Não deixem que proíbam a sua voz. Abra a boca!".
Em entrevista, a drag diz que se sentiu extremamente impotente com a lei anti-gay e outras atrocidades cometidas contra a comunidade LGBT na Rússia. .
"Há, por exemplo, imagens que mostram como os adolescentes gays são atraídos para armadilhas e brutalmente torturados pela direita radical. Os autores dos  vídeos são os próprios torturadores, que se vangloriam da atitude", diz a drag.
Barbie Brekout trabalha como DJ e hostess em clubes noturnos de Berlim. Ela comentou sobre a repercussão do seu vídeo.
"A maioria das reações foi muito positiva. Claro, muitos agora  vão me considerar louca. Mas  o meu vídeo está ligado a páginas onde você pode ler sobre o contexto político - e alguns só tomaram conhecimento do assunto através do meu protesto", diz Barbie.
Abaixo você confere o corajoso protesto da loira. 
Fonte @acapa

Técnico e ex-jogadores da seleção holandesa vão à parada gay em Amsterdam


A festa do dia do orgulho gay, celebrada no último sábado em Amsterdam, na Holanda, teve uma delegação da seleção holandesa de futebol. Um barco com o técnico do time nacional Louis van Gaal e ex-jogadores, como Patrick Kluivert y Ronald de Boer, desfilou pelos canais da cidade.


Vestidos de negro, mas com um detalhe rosa na camisa, Van Gaal e os jogadores celebraram a festa. “É muito importante apoiar a luta contra a homofobia”, disse o treinador.

Segundo as autoridades locais, a parada gay de Amsterdam teve mais de 500 mil pessoas.


Barco da federação holandesa de futebol desfilou na parada gay de Amsterdam

Fonte @UOL

EUA ampliam a casais gays as regras para concessão de visto

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, anunciou nesta sexta-feira que casais homossexuais terão o mesmo tratamento que os heterossexuais no processo de concessão de vistos no país. A medida é um efeito direto da decisão tomada pela Suprema Corte, em junho, que redefiniu as condições da união marital no país.


A partir de agora, um cidadão estrangeiro, legalmente casado com um americano – e independentemente de sua orientação sexual –, poderá obter mais facilmente um visto de entrada ou permanência nos EUA. O Departamento de Estado informou que a nova política será utilizada por todos os seus 222 postos de análise de vistos, independentemente de os países terem legalizado o casamento gay.


"Se você é parceiro (ou parceira) de um cidadão americano, seu pedido de visto terá o mesmo tratamento (de um casal heterossexual)", afirmou Kerry, que fez o anúncio na seção consular da Embaixada dos EUA em Londres, uma das maiores do mundo. A Inglaterra e o País de Gales aprovaram a união civil entre as pessoas do mesmo sexo em julho, mas a medida só entrará em vigor no ano que vem.


Com a queda da Lei de Defesa do Casamento, em junho, que definia o matrimônio como a união de um homem e de uma mulher, as leis migratórias foram revisadas pelo Departamento de Estado para se adaptarem à nova realidade legal.


Antes da mudança, apenas casais formados por homens e mulheres tinham o pedido de visto analisado de forma conjunta. As solicitações de casais homossexuais não eram consideradas e, portanto, a análise era feita de maneira individual.


Foi assim que, apesar de terem se casado em Nova York no ano passado, o americano Julian Marsh e o búlgaro Traian Popov conseguiam viver juntos no país – o europeu tinha um visto de estudante. Marsh e Popov foram os primeiros beneficiados pelo visto de residência permanente, o green card, concedido após a queda da Lei de Defesa do Casamento.
 
 
Imigração. A modificação também beneficiará casais homossexuais estrangeiros que pretendem viver nos EUA. "Desde que o casamento seja reconhecido em seus países, portanto, legal, ele será válido para as leis migratórias americanas", garantiu Kerry. Atualmente, 15 países permitem a união civil de pessoas do mesmo sexo – entre eles o Brasil./NYT

Fonte @estadão

Atriz que faz "Raven" assume ser lésbica

Raven começou a carreira novinha, no seriado da Disney “Visões de Raven”. De lá pra cá, rumores, perguntas e dúvidas sobre a sexualidade da musa adolescente Raven-Symone não paravam de pipocar. Ela deixava no ar, mas nunca assumia.
 

Hoje, aos 27 anos, a atriz decidiu deixar claro que ela é, sim, lésbica. Raven foi ao Twitter e disse:
 
 
“Eu finalmente posso me casar! Urrul, governo! Tão orgulhosa de você!”, disse Raven na rede social.
A comemoração é por causa da decisão da Suprema Corte, no começo de junho, que permitiu que o governo federal reconhecesse o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
 

Raven nunca havia deixado claro que era lésbica. Tempos atrás, ela chegou a afastar os rumores com a seguinte declaração: “Minha orientação sexual é minha e quem precisa saber é a pessoa que está me namorando”.
 

Hoje, o que existe é só a confirmação.

Fonte @papelpop

Empetur promove palestra sobre mercado LGBT

Com o objetivo de sensibilizar o trade turístico do Estado sobre o turismo LGBT, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e o Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB) trazem à capital pernambucana a conselheira da International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA), Marta Dalla Chiesa, no próximo dia 6, terça feira, no Hotspot, no bairro do Pina, no Recife.


A conselheira apresentará ao trade dados sobre o crescimento deste segmento, ações de marketing e cases de sucesso. A vinda de Marta Dalla Chiesa é oportuna já que no mês de abril a Empetur participou da 30ª Convenção Anual Global da IGLTA, em Chicago (EUA), onde apresentou sua candidatura para receber a edição 2016 deste evento.  O pleito pernambucano conta com o apoio da Embratur e da Associação Brasileira de Turismo GLS.


A Empetur vem trabalhando neste segmento, e há dois anos produziu o Guia LGBT – Recife/Pernambuco – Um Estado de Felicidade, mostrando os principais atrativos do Estado desde a gastronomia, passando pelos pontos turísticos até as baladas. O guia veio para atender às expectativas dos turistas desse segmento, já que Pernambuco foi considerado pela Embratur um dos cinco destinos gay friendly no Brasil. O Guia é distribuído em  feiras visando a promoção do Estado, e já foram publicados em três línguas: português, inglês e espanhol. Pernambuco foi o primeiro Estado da região Nordeste e o terceiro do Brasil a lançar um guia totalmente voltado ao público GLS. O material conta  com o apoio da Prefeitura do Recife,  do Recife Conventinon Vistors Bureau e a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes ( Abrat GLS).

Fonte @mercadoevento

Larissa e Lili, do vôlei de praia, se casam em praia de Fortaleza

Larissa França Lili Maestrini, do vôlei de praia, se casaram. A cerimônia ocorreu na noite deste último sábado, na praia do Porto das Dunas, no Ceará. As duas usaram vestido branco e carregaram um buquê.

O evento contou com a presença de familiares e amigos do casal. As fotos foram postadas por Lili em seu perfil no Facebook. A jogadora não segurou a emoção e escreveu “Amo muito!!!” em sua conta.

Fonte @Opovoonline