Barbieri cria assessoria GLBT e indicado do PV assume o cargo
Araraquara será a 11ª cidade no Estado a ter assessoria específica em defesa da diversidade

A Prefeitura de Araraquara vai criar, nos próximos dias, a Assessoria Especial de Políticas para a Diversidade Sexual. O projeto de lei foi aprovado ontem pelos vereadores da cidade por unanimidade.
A nova assessoria será coordenada por Paulo Tetti, que está na equipe de coordenação do Orçamento Participativo de Araraquara.
Tetti diz que é filiado ao Partido Verde (PV). A cúpula da legenda reuniu-se ontem com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) para definir os detalhes da nomeação.
A Prefeitura já conta com uma Assessoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (AEPIR), coordenada por Alessandra de Cássia Laurindo, atual presidente do Diretório Municipal do PCdoB.
De acordo com Tetti, a assessoria funcionará em uma sala do mesmo prédio do Centro de Referência da Mulher de Araraquara. "Vamos desenvolver, por meio da Prefeitura, programas em defesa dos GLBTs em parceria com o Governo", diz Tetti.
A coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria Estadual da Justiça, Heloisa Gama Alves, acompanhou a votação do projeto na Câmara. "É uma grande conquista porque é a 1ª cidade da região que faz uma lei para criação do órgão."
Pelas estimativas de Heloisa, 10% da população é GLBT, mas o número real só será descoberto com a divulgação do detalhamento do Censo de 2010. Pelo levantamento da coordenadora, apenas 10 dos 645 municípios paulistas têm assessorias especiais como a criada ontem.
Mas o presidente da ONG RNP+Sol, Alberto Carlos Souza, a criação do órgão é uma conquista, mas critica a condução do processo. "Era uma antiga reivindicação nossa [do movimento GLBT], mas não fomos chamados para discutir como seria a Assessoria. Acho inadequada a nomeação do Paulo [Tetti], porque ele tem pouca participação no movimento, e ganhou o cargo por decisão política".
Tetti não comentou a declaração de Souza. De acordo com informações da Prefeitura, sua nomeação deve ser publicada nos próximos dias.
Fonte @araraquara.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário